FILOSOFIA

FORJAR A MENTE NO KARATÊ

Karate não é um jogo de pontos, peso ou demonstrações pomposas.

É uma arte marcial e um modo de vida que ensina o praticante como ser pacífico, mas se for inevitável o conflito, os verdadeiros ditames Karatê propõem derrubar o oponente com um só golpe. 

Tal ação requer uma força, velocidade, foco e controle. Mas estes aspectos físicos são apenas parte da prática. São apenas o veículo, e não a viagem em si, ou: são apenas as ferramentas.

O verdadeiro Karatê é baseado no Bushido. No Karatê o corpo, mente e o espírito – “todo o ser” – devem ser desenvolvidos simultaneamente, de forma harmoniosa.

Através do KihonKata Kumite temos de aprender a controlar os nossos movimentos. Porém, mais importante, nós aprendermos desistir de controlá-los também.

Nós podemos executar as técnicas sem pensar sobre elas, e continuar focados sem concentrar-se em qualquer outra coisa. Na essência, o  corpo lembra-se como se movimentar e a mente e ser calma.

Esta unidade harmoniosa da mente e do corpo é intensamente poderosa.

O resultado do verdadeiro Karatê é natural, ação sem força, bem como a confiança, humildade, abertura e paz só são possíveis através da perfeita unidade da mente e do corpo. Este é o cerne do ensino Zen, a base do Bushido, e os da filosofia do Karatê JKA.

O Dojo Kun


A JKA desenvolveu o Dojo Kun, o qual vem orientando há anos seus praticantes.

Em cada sessão prática, ajoelhados em seiza, os estudantes pronunciam estes cinco preceitos em voz alta. Este processo almeja promover uma reflexão em seus praticantes sobre seus direitos. suas atitude, estado de espírito e virtudes, para empenhá-los tanto dentro quanto fora do dojo.


SABEDORIA

Os 20 Ensinamentos do Mestre Funakoshi

O Mestre Gichin Funakoshi escreveu o Niju Kun, conhecidos como os Vinte Ensinamentos do Karatê Shotokan, que formam as bases da arte. Dentro destes princípios, baseados fortemente em Bushido e Zen, reside a filosofia da JKA.

BUSHIDO

O CAMINHO DO SAMURAI


Bushido foi o código de conduta samurai no Japão durante muitos séculos. Baseado nos ensinamentos do Zen, o Bushido se destinava a ajudar o mestre samurai controlar sua natureza e sua mente, a compreender o universo através da experiência direta, bem como através da promoção da força, do auto-controle e da sabedoria.